Introdução
Meu interesse pela obra de Nelson Rodrigues começou por volta de 1981, quando assisti em São Paulo, no teatro São Pedro, a encenação de várias peças, dirigidas por Antunes Filho, Nelson Rodrigues, o eterno retorno. A partir daí comecei a assistir a seus filmes, a outras encenações e a ler as peças que tinham sido publicadas.
Durante quatro anos, ministrei na Faculdade de Ciências e Letras de Assis um curso em nível de graduação sobre o teatro e me aprofundei na leitura de peças teatrais nacionais e estrangeiras e na teoria do teatro que sempre foi uma das minhas paixões. Posteriormente, redigi um trabalho de pesquisa sobre o gênero dramático, enfocando as origens do teatro, a tragédia, a comédia, o drama e as tendências do teatro contemporâneo. A fascinação por Nelson Rodrigues e o contacto com sua arte datam de vários anos. Mas a morbidez de suas peças, o clima opressivo, o demoníaco presente em sua arte, a necessidade de um mergulho no abismo da condição humana afastaram-me de um estudo mais aprofundado. Os anos se passaram, escrevi muitos livros de poesia, ficção e ensaio e um dia resolvi me reencontrar com Nelson Rodrigues, pois percebi que estava preparada para enfrentá-lo e compreendê-lo. Tinha terminado meu livro O Deus de duas cabeças, uma série de vinte e dois contos que tratavam do problema do bem e do mal, um mergulho na condição humana. A vivência, que esse livro me deu, amadureceu-me e me permitiu compreender a arte de Nelson Rodrigues, complexa, abissal.
Fiz um levantamento de teses, artigos e livros a respeito do autor. Concomitantemente, li as dezessete peças de N.R, seus romances, contos e crônicas para ter uma visão completa do universo ficcional que ele criou. Percebi, pela leitura das peças e das obras sobre N.R, a importância do autor na dramaturgia brasileira, a revolução do seu teatro que modificou profundamente o cenário teatral brasileiro, a complexidade e profundidade de sua arte.
Influenciada especialmente pela encenação de Antunes Filho que nos deu uma visão mítica, arquetípica e ritualística das peças, resolvi fazer uma leitura psicanalítica de N.R, trabalhando com a crítica mítica e arquetípica de Jung e a psicanálise de Freud. Tive acesso à apostila do grupo Macunaíma, Nelson Rodrigues, o eterno retorno, estudo junguiano que embasou as encenações do grupo com O Demoníaco, o Caos e o Renascimento no Teatro de Nelson Rodrigues.
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